Memória


Mnemosine ou Mnemósine era uma das Titânides, filha de Urano ( o Céu) e Gaia (a Terra), é a deusa que personifica a Memória, que preserva do esquecimento. Ela teve com Zeus as nove musas: Calíope - Poesia Épica, Clio – Historia, Érato - Poesia Romântica, Euterpe - Música, Melpômene – Tragédia, Polímnia – Hinos, Terpsícore – Dança, Tália – Comédia e Urânia – Astronomia. O templo das musas era o Museion, termo que deu origem à palavra museu para o local de cultivo e preservação das artes e ciências. No dicionário é “a capacidade de lembrar; recordação de algo do passado”.

A memória é alvo de vários estudos, “ já no fim do século XIX surgiram trabalhos sobre o tema (...) em virtude das alterações nas relações humanas advindas da urbanização.” (Fontanelli,2005). Segundo a mesma autora “Os trabalhos a partir da memória auxiliam na construção de identidades pessoais, de grupos e de nações, afirmam o direito à cidadania e advertem para determinados fatos ocorridos que não foram benéficos e poderão ser evitados no futuro.”

Porém há uma característica para a seleção da memória que é preservada, além dessa relação intrínseca com o tempo, ela tem que estar atrelada ao conhecimento, à cultura. Para Vigotski (1999,2002) apud Caixeta (2006) “ memória é um processo mental superior, quando aculturada.” Caixeta descreve memória como um fenômeno social e cognitivo e afirma ainda que essa memória “esta ligada à linguagem e ao processo de aculturação humano”, ou seja, como já citado está ligado à transformação.

Referências:

CAIXETA, Juliana Eugênia. Guardiãs da memória: tecendo significações de si, suas fotografias e seus objetos. 2006. 224 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Brasília, Df, 2006. Cap. 1. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2009.

FONTANELLI, Silvana Aparecida. Centro de memória e ciência da informação: uma interação necessária. 2005. 105 f. Monografia (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Cap. 1.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionario Houaiss da língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. 976 p.

ROSSEETTI,Dante Gabriel Imagem de Mnemosyne. (c. 1881). Wilmington: Delaware Art Museum.Disponível em: http://www.newmusicclassics.com/Mnemosyne_Rossetti.jpg 

WIKIPÉDIA (Org.). Mnemosine. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mnemosine . Acesso em: 02 maio 2010.

Posted on 23:01 by Valéria and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Postar um comentário